A ACIAR, Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Resende, sempre atenta aos anseios da população, colabora de maneira eficiente nas demandas das autoridades do município de Resende, participando, através dos membros de sua diretoria, com Conselheiros atentos nas necessidades e objetivos da convivência equilibrada entre todas as classes sociais. DECÊNCIA, DECORO E DISCRIÇÃO são os focos das atividades desta Associação.

Através da FACERJ mantém convênios com o SEBRAE, e desenvolve programas de treinamento e qualificação de pessoal com o foco no desenvolvimento de atividades empresariais. Mantém programas e convênios que facilitam a participação de seus associados nas atividades diárias.

Atualmente foram realizadas obras de reformas e modernização dos ambientes de sua sede própria, propiciando aos associados mais conforto e funcionalidade na utilização dos espaços físicos da ACIAR.

Novos serviços foram acrescentados destacando-se, entre outras, a CERTIFICAÇÃO DIGITAL com a operadora CERTISIGN e a instalação de uma operadora de proteção ao crédito – SCPC da administradora BOA VISTA SERVIÇOS.
Há quatro anos consecutivos trouxe para Resende a FEIRA PONTA DE ESTOQUE  que funciona no segundo semestre sob a coordenação da ACIAR em convênio com a FACERJ, através do SEBRAE.

Repetindo uma experiência anterior no ano de 2014 foi a organizadora, em 2015, juntamente com a Prefeitura Municipal da EXAPICOR, evento tradicional de nossa cidade que acontece anualmente nos festejos de comemoração do aniversário da cidade no dia 29 de setembro.

Com 94 anos de existência foi protagonista do desenvolvimento empresarial de Resende e já na segunda parte do século passado desenvolveu atividades culturais incentivando a criação de entidades como a ARDHIS – Academia Resendense de História. A Revista ACIAR, editada nos anos 80 é testemunha deste desenvolvimento cultural, de onde foram extraídos depoimentos de grandes personalidades de Resende, dando corpo para a edição do livro “FRAGMENTOS DA HISTÓRIA DE RESENDE”, excelente fonte de consulta sobre nossos munícipes ilustres. Neste mesmo decênio organizou e realizou o primeiro LEILÃO DE GADO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, dando suporte para que outras entidades seguissem na esteira do empreendimento difundindo o nome e a sitemática de organização do evento.

Na década de 90 foi a única entidade local que viabilizou a instalação de um plano de saúde em nossa cidade, visto que a modalidade era ainda incipiente em cidades do interior. Essa entidade de saúde instalou recentemente o Hospital Unimed do qual a ACIAR muito se orgulha por ter acreditado no empreendimento.

Quando da instalação da TV RIO SUL em Resende, foi nas instalações de nossa sede própria que tomou corpo e desenvolveu os primeiros passos desse importante veículo de Comunicação Social.